Brincar: "Prazer e Aprendizado"
Ø
JUSTIFICATIVA:
Esse tema: Brincar: “Prazer e Aprendizado” vem
nos afirmar que o ser humano nasce e cresce com a necessidade de brincar, pois
o brincar é uma das atividades mais importantes na vida dos indivíduos. Por
meio dessa ação, ele tanto desenvolve suas potencialidades como também
trabalha com suas limitações , com suas habilidades sociais, afetivas
,cognitivas e físicas . O brincar ainda é uma forma de expressão e comunicação
consigo, com o outro e com o meio .
O brinquedo ou a brincadeira é um abjeto facilitador no desenvolvimento
das atividades lúdicas , podendo ser utilizados em diferentes contextos, tais
como : no brincar espontâneo , no momento terapéutico , no social e no
pedagógico. Na brincadeira a criança representa, cria e na maioria das vezes
usa o “faz de conta” para entender a realidade que a cerca .
Ø OBJETIVOS GERAIS:
·
proporcionar
as crianças oportunidades de ampliar seus conhecimentos através de atividades
lúdicas, estabelecendo assim a interação e socialização das duas turmas , além
de desenvolver e enriquecer suas personalidades , tornando -os mais participativos e espontâneos .
· Possibilitar
para os usuários uma vivência lúdica
criativa e estimular o resgate de valores, socializar brincadeiras
realizadas em atividades de recreação e a descoberta no prazer de brincar
Ø
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Praticar, escolher, preservar, imitar, imaginar, dominar,
adquirir competência e confiança e autonomia;
· Adquirir novos conhecimentos, habilidades pensamentos
lógicos;
· Criar, observar, experimentar, movimentar-se, cooperar,
sentir, pensar, memorizar e lembrar;
Conhecer e valorizar a si mesmo e as próprias forças, e
entender as limitações pessoais;
Promover a socialização e o respeito mútuo entre as
crianças. Reforçar a importância do brincar
Ø Dinâmicas, Jogos e Brincadeiras interativas que foram
realizadas:
Dinâmica do
“Legal, Legal”
• “Estrela Numérica de 04 Pontas
• “Dinâmica da Pulguinha”
• “Plantar e Colher”
• “Estrela Numérica de 04 Pontas
• “Dinâmica da Pulguinha”
• “Plantar e Colher”
·
“Atma, bicho e muro”
·
“A Barata voou”
·
“Limonada”
·
“Espelho”
·
“Mimica”
·
“Queima Simples”
·
“Queima Xadrez”
·
“Rouba Bandeira”
·
“Ping Pong”
·
“Jogos Pedagógicos “
·
“07 Cacos”
Conclui então que
a criança é um ser sociável que se relaciona com o mundo que a cerca de
acordo com sua compreensão e potencialidades e, brinca espontaneamente,
independentemente do seu ambiente e contexto. Por isso, quanto maior o número
de atividades lúdicas inseridas nas atividades , maior será o envolvimento da
criança com o conhecimento trabalhado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário