domingo, 12 de novembro de 2017

1º SHOW LITERAFRO DO CCA VILA ITAIM





























Foi no dia 08 de Novembro , Quarta feira , CCA Vila Itaim , assediando o 8° Festival do Livro e da Literatura de São Miguel , que através de narrativas dinâmicas artísticas , esse ano relata toda a trajetória dos Negros até os dias atuais .

1° Show Literafro do CCA Vila Itaim, Letras Pretas , é a Literatura Negra ao alcance do todos!! 
O C.C.A Vila Itaim mais uma vez é parceiro do maior evento literário de São Miguel Paulista, que a cada ano vem ganhando mais vozes e espaço. Nesse ano chega  na sua 8ª Edição, que através de uma variedades de narrativas trás a identidade negra na literatura, com o tema : Letras Pretas: Poéticas de Corpo e Liberdade .
****************************
 A Fundação Tide Setubal, realizadora do festival, explica que a literatura é trabalhada como um instrumento de mediação para abordar temas importantes e que após constatar um aumento da intolerância das diferentes vozes na sociedade incentivando assim o diálogo entre as diferenças culturais. 
**************************************
Depois de um tempo de estudo, pesquisa e preparação chegou  o grande dia. Para esse dia , contamos com a presença de alunos que ali estiveram representando 02 escolas municipais: EMEF Flávio Augusto e EMEF Isabel Cristóvão , além das famílias e comunidade do entorno.




O Show seguiu a seguinte programação:
Ø Contação de História dinamizadas com a dupla de artistas da CIA Terezinha, com a atriz Patrícia e o músico e Paulo, que com muita carisma transportaram todos presentes para o mundo encantado da imaginação.







Ø Apresentação de Dança Afro, com o balé das crianças da sala 01 , com a música “Identidade” – Jorge Aragão
 


Interpretação da Poeta Mel Duarte na recitação do poema “Menina Melânina” pela pré adolescente Beatriz Duarte.



Ø Apresentação da Revista AFROPOEMA, com poemas de autorias das crianças e adolescentes, onde os mesmos recitaram suas obras

















Ø Apresentação de Peças Teatrais , retratando um pais do Racismo


O Leitura ao Pé da Árvore é uma ação sociocultural que acompanha eventos realizados em toda a cidade. Seu objetivo é estimular o prazer da leitura por meio de livros pendurados em árvores e também o contato com a natureza. Por isso, além do estímulo à leitura, acontecem contações de histórias e brincadeiras que despertem o lado lúdico dos participantes.





“Livro tem que circular, e é importante criar nas pessoas o hábito da leitura, assim elas se tornam críticas, formadoras de opinião e até se comunicam melhor. O livro é a maior criação da humanidade e dá dignidade ao cidadão” 












Nenhum comentário:

Postar um comentário