sexta-feira, 9 de março de 2018

RETORNO DAS ATIVIDADE 2018



VOLTANDO ÀS ATIVIDADES



Justificativa: A volta às Atividades é um momento crucial.  Com o término das férias as crianças e adolescentes muitas vezes se vê desestimulado com vontade de ficar mais tempo em casa, portanto, é importante que o retorno dos mesmos seja proporcionado atividades,lúdicas, interativas e socializadas dando-os oportunidades e abertura   que lhes permitam se expressarem . Dessa forma, o Serviço (CCA) demonstra preocupação com a auto-estima deles e eles acabam por encontrarem um lugar receptivo, gentil e agradável, e estes fatores podem ser grandes facilitadores ao longo do ano .
Objetivos:
·         Promover a socialização;

·         Compartilhar experiências;
·         Aumentar o vocabulário e melhorar as habilidades de comunicação;
·         Desenvolver a criatividade;
·         Instigar a curiosidade natural da criança;
·         Estabelecer regras de convivência básicas coletivamente com a participação dos mesmos
·         Instigar e promover a expressividade e a espontaneidade.
 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
1° Dia: Dinâmica “Árvore das Férias”

Recomendada para crianças (de 07 à 15 anos) , essa brincadeira consiste em montar uma árvore com os registros de tudo que aconteceu nas férias.
 De um modo criativo, a turma deverá criar uma árvore onde o Educador  coloca perguntas relacionadas às férias:

como foi? Com quem foi? Para onde foi? O que mais gostou? O que não gostou?
Ou pede para os alunos descreverem uma atividade relevante ou um momento desafiador etc. A educadora  pode ser bastante abrangente de acordo com seus alunos e turma.




Cada criança recebeu  uma “folha da árvore” para escrever ou desenhar o que quiser. Depois, essa folha deve ser fixada na árvore para, em determinado momento, as duas turmas de forma interativa e socializada  e educadora compartilharem esse material.
 













Aproveitamos para ampliar os diálogos e abranger as aprendizagens a partir das informações trazidas pelos  mesmos , como: localizações, diferentes línguas e culturas, sentimentos etc.

2° Dia: Dinâmica “Árvore das Férias”
·         Vídeos com regras de Convivências / Roda de Conversa socializada e interativa / 




3° Dia: Dinâmica Socializada: "Minha Cara Metade"

 



Mistura as turmas (criança  , pré adolescentes e adolescentes) distribui figuras grandes vazadas,onde a outra parte completa, em seguida as crianças circularão procurando a sua “cara metade”, após encontrar as duplas conversarão em particular por 15 minutos, socializando  na Grande Roda,   sobre a personalidade do seu colega.
Momento oportuno de conhecer o outro melhor

4° Dia: Dinâmica "Girando a Roleta dos Valores com obstáculo "Cama de Gato"

Girando uma Roleta colorida com 08 palavras: (Dignidade,Fé,Respeito,Humanidade,Honestidade,
Solidariedade,Responsabilidade e  Amor) caracterizando valores essenciais para uma Convivência respeitosa e harmoniosa durante todo o ano de atividade e consequentemente levar para a vida.

5º  Dia: "Detetive, Ladrão e Vítima" 
Existem sempre dois personagens principais: detetive e ladrão. As outras crianças  são as vítimas.

Preparação:
  • O primeiro passo é escolher quem é quem.
  • Em pedaços de papel escreva uma vez a palavra detetive, uma veza palavra ladrão e várias vezes a palavra vítima.
Exemplo: se 10 pessoas estiverem brincando, terá que ter 8 papéis com a palavra vítima, já que dois participantes serão, cada um, o detetive e o ladrão.
  • Dobre os papéis, embaralhe e e entregue um para cada pessoa, sem deixar os outros verem o que está escrito nele!
  • Depois que cada já pegou seu papel, é hora de começar a brincadeira.
Brincadeira:
  • Todos têm que ficar quietinhos, sentados em roda e olhando nos olhos uns dos outros.
  • Ladrão: tem que eliminar as vítimas. Para isso, pisca com um olho só, sem deixar o detetive ver, e a vítima tem que deitar no chão.
  • Detetive: tem que descobrir quem é o ladrão antes que todas as vítimas sejam eliminadas.
  • Vítimas: tem que torcer para não serem eliminadas e para que o detetive seja rápido!  Se receber uma piscada do ladrão, tem que deitar no chão.
  • Se o ladrão for azarado e piscar para o detetive, será descoberto!
  • Se o detetive descobrir o ladrão piscando para alguém, ele o aponta e diz “preso em nome da lei!”, e o jogo termina com a vitória do detetive.
  • Se todas as vítimas morrerem antes disso, quem vence é o ladrão.
Ao final, redistribua os papéis e brinque novamente quantas vezes quiser.









 "Circuito de Brincadeiras Dirigidas:
·       “Queima Xadrez
·       Rouba Bandeira
·       “Queima Americana”
·       “Rouba Bandeira”
·       “Sete Cacos”
·       Big Light”







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